Aprenda a Evitar os Maiores Erros em seu Buffet Self Service

APRENDA A EVITAR OS MAIORES ERROS EM SEU BUFFET SELF SERVICE

Blog

Carlos Almeida | nov 9, 2022 | Uncategorized

Conhecer quais são os maiores erros que você pode cometer em seu buffet self service é extremamente importante, pois assim é possível evitá-los.

Afinal, a partir do momento em que você sabe o que é um erro fazer no seu self service, não irá cometê-lo mais e fará de tudo para que esse não seja um problema no seu negócio.

Nós resolvemos trazer esse artigo para mostrar a você quais são esses maiores erros que devem ser evitados no seu buffet self service, para assim garantir que o negócio vai poder crescer de verdade.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

NÃO FORMALIZAR O SEU NEGÓCIO

Um dos maiores erros em um buffet self service é não formalizar o seu negócio, algo que muitos empreendedores ainda fazem.

A formalização é muito importante para garantir que seu restaurante self service estará funcionando de forma legal, com todos os alvarás e certidões necessários, com o registro na Junta Comercial e com o pagamento dos impostos.

Cometer erros nessa formalização pode trazer sérios problemas ao seu negócio, desde o pagamento de multas até o fechamento dele.

Algumas dicas importantes para você formalizar o seu buffet self service são:

  • Você precisa realizar o seu registro na Junta Comercial local
  • Você deve emitir os alvarás e as certidões necessárias para o funcionamento do restaurante
  • Você deve registrar todos os seus funcionários
  • Você deve solucionar todas as questões com a ANVISA
  • Você deve contratar um profissional ou um escritório de contabilidade

É preciso ressaltar que esse é um processo que demora bastante, disso não há dúvidas, então é preciso você se preparar.

A formalização é essencial para garantir que o seu negócio poderá operar de acordo com todas as exigências da lei, evitando assim problemas diversos.

NÃO CONHECER A CONCORRÊNCIA DO SEU RESTAURANTE

Quando você for começar um buffet self service, uma das mais importantes coisas a se fazer é procurar conhecer a concorrência dele.

Afinal, hoje é mais do que comum encontrar um restaurante self service em cada esquina e muitos dentro de shoppings, então há uma concorrência enorme disso não há dúvidas.

A partir do momento em que você consegue conhecer a sua concorrência, então será possível oferecer um serviço de maior qualidade e produtos diferenciados, para assim destacar-se no mercado.

O mais importante dentro dos primeiros três meses do seu buffet self service é conseguir clientes e estabilizar o seu capital, para que você possa baixar os preços junto com a concorrência, quando necessário.

Acredite, muitas vezes os concorrentes baixam muito os preços para impedir o crescimento dos novos negócios, então você deve estar preparado para isso.

NÃO AVALIAR A LOCALIZAÇÃO DO ESTABELECIMENTO

Um dos maiores erros que pode ser cometido por quem vai abrir um buffet self service é não avaliar o local onde irá iniciar o estabelecimento.

Acredite, não é em todo canto que você pode montar um buffet desse tipo e obter o sucesso desejado, e não saber disso pode colocar em risco o seu empreendimento.

Tudo irá depender, quanto à escolha do local, de qual é o porto do seu restaurante e o tipo de alimentação a ser servida.

Como bem sabemos, a maior parte dos restaurantes self service funcionam apenas no horário do almoço e isso é algo que você deve considerar na hora de escolher o local para abrir seu negócio.

Se o seu restaurante self service vai ficar em um local onde o movimento começa apenas a partir das 16 horas, então há grandes chances de que ele não tenha uma longa duração no mercado.

O melhor local para abrir um buffet self service é em uma área onde existam grandes empresas e grandes edifícios comerciais, pois há um enorme fluxo de pessoas que trabalham nesses locais e buscam sempre um restaurante para comer.

Essas pessoas possuem pouco tempo para almoçar e é por isso mesmo que elas costumam procurar os self service, pois o atendimento é feito por elas mesmas e muito mais rápido, evitando atraso na refeição e perdendo o horário para comer.

Então, leve esse fator em consideração para evitar um dos maiores erros de quem inicia um negócio desse tipo.

DESPERDIÇAR ALIMENTOS

O desperdício de alimentos ainda pode ser visto em muitos restaurantes, incluindo os self service, e esse é um dos maiores erros que pode ser cometido por donos e gestores desses estabelecimentos.

Aprender a como evitar o desperdício de alimentos em restaurantes que trabalham com self service é essencial para que possa ter menos prejuízos, o que impacta diretamente no valor final do caixa.

Você precisa ter câmaras frias que funcionem da melhor forma possível para se armazenar carnes e alimentos que sejam derivados do leite.

Além disso, é necessário ter um sistema de estoque para que seja possível gerenciar os produtos que você tem à sua disposição.

Esse tipo de sistema ajuda você a saber, por exemplo, quais são os alimentos que estão mais próximos do vencimento, colocando-os então para serem utilizados primeiros.

Isso ajudará a evitar desperdício de dinheiro e a jogar dinheiro fora, o que é importante para quem quer ter um negócio de sucesso.

Uma outra dica é fazer a padronização das receitas, através de fichas técnicas, para que você possa garantir que o pessoal da cozinha irá utilizar os produtos da maneira certa, evitando desperdícios.

Por último, ainda pode ser citada a análise das sobras nos pratos dos clientes, o que também é motivo de preocupação dos gestores de self service para evitar problemas com os clientes.

A partir dessa análise, você vai poder saber exatamente o que é que os seus clientes gostam e não gostam de comer em seu restaurante.

Isso vai ser útil para que você possa cortar do seu cardápio aqueles alimentos que não costumam agradar muito aos clientes, e investir naqueles que eles preferem consumir.

Portanto, ter todas essas dicas à disposição vai impedir que você cometa muitos erros que tragam prejuízos ao seu buffet self service.